Avaliação psicológica e Avaliação psicossocial

A avaliação Psicológica é empregada com a finalidade de indicar as condições psicológicas do trabalhador com o objetivo de definir sua continuidade na função, mudança de função ou retorno ao trabalho após episódio traumático (acidente, quase acidente, participação em acidente, vivência traumática, etc.). Esse procedimento avaliar no sentido de analisar, compreender, esclarecer a dinâmica dos processos psicológicos representativos de um indivíduo.
Ela pode e deve ser utilizada em todo e qualquer setor da sociedade em que se necessite conhecer melhor o funcionamento da psique humana, visando orientar ou tomar certas decisões relativas à pessoa em questão.

Com o objetivo de manter a saúde mental e psicológica dos profissionais das empresas que exercem atividades em espaço confinado e área de risco, tornou-se necessário, além dos exames médicos, a realização da Avaliação Psicológica Psicossocial. Sendo essa avaliação exigência do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE conforme descrito nas Normas Regulamentadoras:

  • NR-33 Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados
  • NR-35 Trabalho em altura,
  • NR 20 – Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis.
  • A avaliação psicossocial é realizada por profissional habilitado e deve ser feita periodicamente, pois mesmo que o trabalhador seja contratado em condições adequadas de saúde física e mental, poderá apresentar ao longo do tempo, fatores estressores que comprometerá suas atividades laborais, sendo necessário que tal avaliação seja realizada dentro da periodicidade orientada no PCMSO da empresa.