Laudos / Documentações legais

São documentos que podem ser utilizados para meios judiciais ou não, devendo ser elaborados por médicos do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, visando comprovar o nexo da causalidade, constatação de doenças profissionais, insalubridade, periculosidade e outros.

Análise Ergonômica

Além de evitar doenças e afastamentos indesejados do trabalho, a ergonomia está diretamente ligada a fatores relacionados à produtividade e à satisfação do funcionário no ambiente de trabalho.

Conforme estabelecido na NR-17 (Ergonomia), as condições de trabalho estão relacionadas tanto a aspectos de levantamento e/ou transporte de materiais, como também ao ambiente e à organização do trabalho.

Daí a importância de um levantamento minucioso – para estar em conformidade com a NR17 e para que a sua equipe trabalhe melhor, mais saudável e feliz.

Entre em contato com a VITTA MED ou solicite um orçamento no formulário abaixo. E para saber mais sobre os aspectos relacionados à ergonomia, consulte a NR17.

CAT

Em caso de acidentes de trabalho você não precisa se preocupar com a documentação. A VITTA MED tomará todas as providências necessárias para a abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho, a CAT.

A CAT deve ser aberta tanto quando envolver acidentes de trabalho, como também no trajeto da casa para o trabalho ou do trabalho para a casa, desde que o funcionário tenha sofrido lesão ou alguma perturbação que o impeça de exercer suas atividades ou, em casos extremos, de morte.

Pouca gente sabe, mas em casos de doenças ocupacionais, aquelas que foram produzidas ou desencadeadas pelas tarefas no trabalho, também deve ser comunicado via cadastro ao Ministério do Trabalho.

Lembre-se: você não precisa se preocupar com essas e outras questões relacionadas à Medicina do Trabalho. A VITTA MED cuidará disso para a sua empresa.

PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário)

O PPP, sigla de Perfil Profissiográfico Previdenciário, é um documento individual, de cada trabalhador da sua empresa, onde consta todo o histórico de sua vida funcional e que deve ser feito e entregue à Previdência.

Com esse documento, a Previdência tem uma comprovação de todas as informações necessárias para conceder ao trabalhador seus direitos previdenciários.

Para isso, devem constar no perfil, dentre outras informações, a atividade exercida, os agentes nocivos que o funcionário está exposto, bem como os detalhes da intensidade e do tempo dessa exposição – além de exames médicos clínicos.

PCA (Programa de Conservação Auditiva)

Identificar precocemente problemas na audição ou perda auditiva nos funcionários, adequar sua empresa à NR7, reduzir os custos com insalubridade e é claro, proteger sua empresa contra reclamações trabalhistas…

Estes são alguns dos objetivos da implantação do PCA (Programa de Conservação Auditiva), estabelecido pelo Ministério do Trabalho e que está inserido como obrigatoriedade na Norma Regulamentadora NR7

Essa norma deve ser aplicar em todas as empresa que produzem ruídos que possam comprometer a saúde do funcionário.

LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho)

Um dos trabalhos realizados pela VITTA MED é a avaliação e qualificação dos riscos que possam haver no ambiente de trabalho para elaboração do LTCAT (Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho)

Além da notória importância desta ação para a segurança e a saúde da sua equipe, esta avaliação é de grande importância para avaliar as funções que exigem insalubridade e criar estratégias para eliminação ou neutralização.

Os dados do LTCAT também serão úteis porque servirão de base para a elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário – o PPP.

PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais)

O PPRA, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, é uma das iniciativas mais importantes da empresa no que se refere à saúde da equipe de trabalho e também da proteção da empresa em caso de possíveis ações judiciais.

É um planejamento realizado anualmente por meio de um criterioso estudo, e que dentre outras funções tem como objetivo avaliar os riscos existentes nas atividades funcionais e estabelecer metas, prioridades cronograma para controle, além da metodologia que será utilizada para controlar ou extinguir esses riscos.

O programa está especificado na Norma Regulamentadora NR9, do Ministério do Trabalho.

PPRA: ESTRATÉGIA INTEGRADA
PCMSO, PPP, LCAT, PPRA… Como você sabe, existem vários programas relacionados à Medicina do Trabalho e que são de grande importância tanto para a saúde do trabalhador como para a segurança da empresa em caso de ações judiciais.

Esses programas, apesar de serem distintos um do outro, precisam ser criados de forma estratégica pois são interligados um com o outro, e não pode, portanto, haver inconsistência entre eles.

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Com certeza você já deve ter ouvido falar do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

Ao contrário do que muita gente pensa, este programa, se bem planejado e implantado, traz benefícios imensuráveis aos funcionários e à empresa.

Afinal, ele tem por objetivo principal tanto a prevenção de doenças, como o diagnóstico precoce e o rastreamento de situações em sua empresa que possam trazer problemas à saúde dos funcionários.

Para isso, a NR7 – Norma Regulamentadora que estabelece os requisitos do programa- traz uma série de exigências para o empregador, como a realização de exames admissionais, periódicos, demissionais, quando houver mudança de função e de retorno ao trabalho após afastamento por doença ou acidente.

O item 7.3.1 da NR7 fala da questão da obrigatoriedade da empresa:

a) garantir a elaboração e efetiva implementação do programa, bem como zelar pela sua eficácia

b) custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao programa

c) indicar, dentre os médicos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO

d) no caso de a empresa estar desobrigada de manter médico do trabalho, de acordo com a NR 4, deverá o empregador indicar médico do trabalho, empregado ou não da empresa, para coordenar o programa

e) inexistindo médico do trabalho na localidade, o empregador poderá contratar médico de outra especialidade para coordenar o programa.

PCMSO também é estratégia
Contar com funcionários felizes, gozando de boa saúde e que raramente precisam se afastar para tratamentos médicos, o sonho de toda empresa.

Assim, a VITTA MED também vê o PCMSO como uma oportunidade estratégica para os seus negócios.